Outubro rosa: campanha de combate e prevenção ao câncer de mama

03/10/2019 às 09h29

Durante o mês de Outubro é a realizada a campanha de combate e prevenção ao câncer de mama. Separamos aqui algumas dicas e informações para que você saiba como fazer parte dessa luta! Seu bem-estar deve vir em primeiro lugar.

A prevenção é o melhor caminho para a cura. Por isso, é necessário conscientizar a população feminina para desde sempre realizar o autoexame e conhecer ao seu próprio corpo. Com isso em mente, durante todo o mês de outubro a campanha reforça o principal objetivo de incentivar o cuidado consigo mesma durante toda a nossa vida.

A celebração anual do Outubro Rosa promove eventos em diversos segmentos, recursos educativos, disseminação de informações e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento para a redução da taxa de mortalidade.

É bom saber:

• O câncer de mama atinge principalmente mulheres entre 40 e 69 anos;

• Mas há casos que ocorrem em mulheres entre 20 e 30 anos;

• O autoexame de toque das mamas é a primeira linha de combate;

• Se tocar é um ato de amor próprio;

• Cultive o hábito de se examinar nos seios e nas axilas;

• Se encontrar algum caroço ou qualquer tipo de alteração na mama ou axila, procure um médico;

• A mamografia é recomendada a cada 2 anos em mulheres entre 20 e 40 anos, após é indicado anualmente;

• 1 em cada 10 mulheres será diagnosticada com câncer de mama;

• Ingerir pouca bebida alcoólica e praticar exercícios diminuem a probabilidade de desenvolver o câncer de mama;

• O câncer de mama pode atingir aos homens também, porém a incidência é bem menor do que nas mulheres;

• O Governo oferece tratamento gratuito para o câncer de mama através do SUS.

Estes dados foram retirados principalmente do Instituto Nacional de Câncer.