Educação lança Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Estudante

05/06/2019 às 14h14

Com intuito de potencializar as ações de acompanhamento e monitoramento socioeconômico aos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, através do Setor Pedagógico, discutiu e apresentou na manhã desta terça-feira (04) o Projeto de Acompanhamento e Monitoramento do Estudante (ProAME).

A ação propõe orientações e sistematização de procedimentos que buscam garantir a frequência escolar regular e resolução de situações socioeconômicas e de vulnerabilidade social que interferem no processo de aprendizagem dos estudantes.

O Programa tem duas linhas de atuação. A primeira é o monitoramento da frequência escolar do estudante, onde todos os dias letivos, cada escola identificará os estudantes que estão ausentes, e imediatamente através do Projeto Fone, ação principal do ProAME, a gestão escolar deverá entrar em contato com os responsáveis pelos estudantes ausentes através do celular, seja por ligação ou mensagens pelo aplicativo WhatsApp ou SMS. Caso não tenham retorno em até dois dias e a ausência permaneça, as escolas realizarão visitas para averiguar o motivo da ausência. Se a situação de ausência não for revertida com a vista ou se for encontrada situação socioeconômica desfavorável ou de vulnerabilidade social, o fato será encaminhado para Assistente Social da Secretaria da Educação que realizará visita técnica e se necessário encaminhamentos de intervenção conjunta.

A segunda linha de ação é o monitoramento das dificuldades de aprendizagem. Será intensificado em diálogo com os professores a importância de no planejamento das aulas pensar em atividades que atendam as diferentes necessidades de aprendizagem, assim como garantir que as atividades de contraturno estejam ajustadas à estas necessidades.

Também será fortalecido o atendimento individual, a fim de compreender melhor as causas destas dificuldades, e promover orientações junto aos estudantes e seus responsáveis quanto as possibilidades de reorientação de estudo.

Os casos em que forem identificados fatores socioeconômicos ou de vulnerabilidade social, também serão encaminhados para a Assistente Social e Equipe Pedagógica da Secretaria.

O Programa será coordenado pela Assistente Social e Professora Cláudia Diana Almeida.

Foi destaque na imprensa!

Site Criativa Oniline.