Jornada Pedagógica abre ano letivo 2020

13/02/2020 às 14h22

Jornada Pedagógica abre ano letivo 2020

Nessa quarta-feira (12) os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Planaltino, participaram dos Diálogos Pedagógicos 2020 – a Jornada Pedagógica - evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação. Durante três dias (12, 13 e 14 de fevereiro) serão realizadas atividades de integração, planejamento e troca de experiências, cujo tema norteador é a BNCC na escola: tecer saberes, inovar experiencias e construir identidades – Tema da palestra magna ministrada por um dos maiores pesquisadores em Currículo no país, o Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo, da UFBA.

O evento contou com ampla participação dos docentes Planaltinenses, além de autoridades municipais, a exemplo do prefeito Zeca Braga e Secretários. Do Legislativo o vereador Dunga Braga foi o único presente.

A Jornada Pedagógica traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes. Durante os três dias de trabalho, os participantes fazem uma avaliação do ano letivo de 2019 e discutem o Projeto Político Pedagógico das escolas, além do planejar as atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar em 2020.

O palestrante inseriu a BNCC na prática: desafios e possibilidades. Diante de um auditório de docentes, o tema bastante discutido no Brasil foi abordado de maneira simples e produtivo. Diversos temas sobre a BNCC foram abordados, como as três principais possibilidades abordadas no novo documento: a responsabilidade da escola pelo desenvolvimento socioemocional do aluno, que não cabe apenas à família; a aproximação da tecnologia no processo de aprendizagem: “a escola fazendo as pazes com a tecnologia”, e o desenvolvimento de metodologias efetivas, como pesquisas sobre conteúdos levantados nas aulas. Foi uma noite de muito aprendizado produtivo para a educação de Planaltino.

A secretária da Educação, Sheila Tranzilo, frisou sobre a importância de investimentos feitos na educação, ressaltando acreditar na força da equipe para continuar obtendo bons resultados no processo educacional. Tranzilo destacou ainda nomes importantes que ajudaram no Planejamento Pedagógico nos anos anteriores, salientando a participação do Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo como mais um que ajuda a construir conhecimento inerentes a serem aplicados pelos docentes na visão educacional no que tange ao tema discutido.

Já o prefeito Zeca Braga, usou do momento para destacar o poder da educação e a influência dela na vida das pessoas, frisando que trabalha pela educação com amor e não medirá esforços para tornar de Planaltino um lugar ainda melhor de viver e ser Feliz. Zeca Braga destacou a construção de uma nova escola amplamente moderna em fase bastante acelerada e que tão logo será entregue aos Planaltinenses. Braga também anunciou o desejo de buscar outros convênios para construção de escolas em comunidades do município.