Campanha da saúde alerta para o perigo da dengue, zika e Chikungunya

10/02/2020 às 13h10

A Prefeitura de Planaltino, através da Secretaria de Saúde, inicia uma nova campanha sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Reforçar a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade de todos, principalmente da população. O lançamento da estratégia nesta época busca mobilizar as ações para o período do verão, época de maior ocorrência dos casos. O calor nesta época do ano aumenta a circulação e atividade do mosquito, além do uso de roupas que deixam mais áreas do corpo expostas.

Como a reprodução ocorre em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados, medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:

- Tampar os tonéis e caixa d’água;

- Manter as calhas limpas;

- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Manter lixeiras bem tampadas;

- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Ajude seu município e faça parte desta luta. Compartilhe a campanha em sua rede social, com seu vizinho e juntos seremos cada vez mais forte contra o Aedes aegypti.